segunda-feira, 23 de abril de 2012

Respeito e Cooperação na Escola

Todos são responsáveis pelo patrimônio escolar.
 Em caso de depredação (torneiras, carteiras, vidros, portas,  quebrados ou riscados) os infratores deverão pagar pelos gastos e reparos.
 Todos são responsáveis pela manutenção e limpeza de sua classe e das demais dependências escolares, de uso coletivo.
 Comportar-se com educação e respeito em todos os ambientes da escola e, particularmente, no refeitório  procurar não desperdiçar os alimentos.
 O respeito mútuo deverá existir entre alunos, funcionários, professores e direção.

Direitos e Deveres dos Alunos


Direitos dos alunos    

 Ser respeitado por todo o pessoal da Escola e pelos colegas.
 Ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparação, nem preferência.
 Ser respeitado em sua idéias religiosas.
 Ser orientado em sua dificuldades.
 Receber seus trabalhos e tarefas devidamente corrigidos e avaliados.
Ser ouvido em suas queixas ou reclamações, desde que procedam e sejam feitas com bom senso.

Deveres dos alunos

 Os alunos deverão entrar exclusivamente pelo portão que dá acesso ao pátio.
 Os alunos deverão obedecer os horários estabelecidos para a entrada e saída dos períodos.     Em caso excepcional será tolerado, um atraso de no máximo 10 minutos.
 O aluno só será dispensado das aulas, se devidamente autorizado, por escrito, pela Direção. A autorização deverá ser assinada pelos pais ou responsáveis.
 O aluno só poderá ir ao banheiro no intervalo ou com autorização do professor.
 Todos os alunos deverão estar uniformizados, com camiseta da escola, saia (não curta), calça comprida, bermudão. Não será permitido o uso de shorts, mini-saia, mini-blusa, camiseta regata, boné.
 Cada aluno é responsável pelo seu material.
 Não trazer para a escola objetos perigosos ou que atrapalham o bom andamento das aulas como: figurinhas ou qualquer tipo de novidade que venha do mercado de propaganda.
 O aluno deverá comparecer diariamente às aulas. Se o aluno faltar excessivamente sem justificativa, os pais serão comunicados. Caso providências não sejam tomadas, a Escola se sentirá no direito de avisar o “Conselho Tutelar”.

PROJETO “PROFESSORES DA ALEGRIA”



O projeto Professores da Alegria, é uma iniciativa particular de Ivan Lovison, Dioni Rodrigues e Everton Teles. O projeto atende todas as escolas e entidades da rede municipal, estadual, públicas e privadas, levando informação e alegria a crianças, jovens e adolescentes do município de Dois Vizinhos. Mais de 1.538 crianças e adolescentes, tiveram a visita dos professores neste mês de março, inclusive o Colégio Estadual Leonardo da Vinci.

Os temas das dramatizações nas escolas neste mês de março foram: capacitação profissional, prevenção de acidentes, saúde do corpo, planejamento financeiro. Para o mês de abril terão novos temas. 

Função da Escola


A função primeira da Escola é instruir, passar o conhecimento acumulado por várias gerações. no entanto , cada vez mais , a escola está tomando o lugar da família. Muitos pais colocam o filho na escola, para essa educar , no sentido de educação doméstica. Os pais falam sempre em falta de tempo.

E esse é o  objetivo da  Colégio Leonardo da Vinci! 

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Notícias

 





 Inicializaram as obras das quatro novas salas






No dia 30 de março de 2012, no período da tarde, foi assinado o termo de liberação apra a construção de 4 salas de aula em nosso colégio, com a presença dos alunos, professores, equipe pedagógica, gestão escolar, funcionários e autoridades, sendo que 50%  dos recursos já está disponível na conta da prefeitura municipal e os outros 50% serão disponibilizados ao final da obra. A previsão para a conclusão da obra é de seis meses. 

Estiveram presentes o Prefeito Municipal Zezinho Ramuski, o chefe do Nucelo Regional de Educação Nivaldo Florentino e seu acessor Dirsio F. da Silva, o ex-Deputado Litro, o vereador Antonio Castanha, o presidente da Camara de Vereadores Luiz Carlos, o secretário de adminsitração municipal Cla]eiton Nicaretta, o chefe do SIDETRAN Anacleto Basso, o representante da Empreiteira Emerson Shimidt, a professora Neiva Rosa responsável pela pasta de Edificações e patrimonio no Nucleo Regional de Educação e demais professores da equipe do Nucleo Regional de Educação.






Colégio Leonardo da Vinci




                                            Histórico



O Colégio  foi criado em 1980, apos ser desmembrado do colégio Dois Vizinhos. 
Com o objetivo de oferecer uma opção a mais para a comunidade estudantil que vinha crescendo, em 1983, criou-se o curso propedêutico, visando à formação integral dos educandos
 A partir de 1986 tem inicio o curso técnico em contabilidade, e em 1988, o curso propedêutico passou a denominar-se educação geral, e o curso técnico em contabilidade passou de três para quarto anos, sendo o querto ano optativo. Já em 1991 foi implantado a grade curricular do Magistério em quatro anos. Ainda em 1991 implantou-se o curso de 1º grau ( 5ª a 8ª series). Em 1999, foi implantado o ensino profissionalizante, pós-médio e o estabelecimento passou a denominar-se Colégio Estadual Leonardo da Vinci – ensino fundamental, Médio e Profissional.

Em termos históricos, o colégio tem se conservado em seus vinte e seis anos com o mesmo compromisso social com educação, esforçando-se para atender a todos de uma forma justa, inovadora, integradora.
 Atualmente o Colégio apresenta-se com a seguinte nomenclatura: Colégio Estadual Leonardo da Vinci – ensino fundamental, médio, normal e profissional.       

                                  Dados retirados do site do colégio:  http://www.dvzlenardodavinci.seed.pr.gov.br
 
                                              

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Quando falamos em pascoa, a primeira coisa que as pessoas pensam é em Ovos de chocolate, churrasco e bebidas, hoje em dia esquecemos do único significado para a existência da Pascoa, a ressurreição de Cristo!
Nos importamos mais com o que vamos ganhar, se é de marca, se lançamento. Deveríamos agradecer pela nossa vida e valorizar mais esse dia tão importante, para estarmos cada vez mais perto de Deus.
A pascoa é a data mais importante da religião cristã, pois é o momento em que o espírito e o corpo de Jesus foram reunificados.
Não estou querendo dizer que não devemos nos divertir comer chocolate e ficar com as pessoas que gostamos, pelo contrario, mas não devemos esquecer pelo que estamos comemorando esse dia e quem foi o responsável por estarmos todos juntos!
Antes da Pascoa existe o período da quaresma, onde é o momento de reflexão, de renovação de fé, onde ficamos mais juntos de Deus!
Que em cada Pascoa que passe, você reflita cada vez mais sobre seus atos e melhore como pessoa cristã, nunca perca a fé em Deus, pois ele é o nosso chão e se ele não existisse nossa vida não teria sentido algum.





segunda-feira, 2 de abril de 2012

Simbolos de Pascoa


Coelho


 O coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar. 
Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.






Cordeiro


O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo. 





Cirio Pascal


É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos".
Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.
O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.













Girassol


O girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol.
O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.











Pão e Vinho


O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.










Colomba Pascal


O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.




Sino


Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebrações.
O sino é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de cristo.



segunda-feira, 26 de março de 2012

QUAL ENGORDA MAIS, CHOCOLATE PRETO OU BRANCO?


Nesse tempo de Páscoa algumas pessoas costumam a dizer que o chocolate branco engorda mais ou chocolate branco engorda menos. O mesmo acontece com o chocolate preto, mas será que isso é verdade?




Segundo o médico Guilherme Furtado, o chocolate branco é o que mais engorda. Além disso, o alimento não traz nenhum benefício para a nossa saúde, ao contrário do chocolate amargo que faz bem em pequenas quantidades, claro.
Ainda segundo o doutor, o chocolate branco não tem cacau é feito de leite. Ele tem 370 substâncias e muitas delas nunca foram reveladas.



CURIOSIDADES SOBRE O CACAU



O cacau já foi utilizado por civilizações antigas como um medicamento e acreditava-se que ele fazia bem para a saúde. Uma pesquisa recente mostra que essas culturas podiam estar corretas.
Pesquisadores da Universidade Americana Harvard afirmam que o consumo do alimento está associado a reduções na pressão sanguínea, melhoria das condições de vasos sanguíneos e de níveis de colesterol. Eles fazem essa declaração tendo como base informações de 21 estudos e dados de 2.575 pessoas.
O novo estudo sugere que as propriedades benéficas do cacau vêm de substâncias chamadas flavonóides, comuns em frutas, chá, vinho, café e vegetais. Os flavonóides têm a capacidade de prevenir doenças cardíacas e o consumo de cacau rico nessa substância mostrou estar relacionado àredução de fatores de risco de diabetes. A resistência à insulina também diminuiu em pessoas que consumiam o alimento.
É interessante ressaltar que comer cacau não aumentou nível de gorduras no sangue e nem causou obesidade em nenhum dos participantes.
Apesar de os resultados do estudo serem favoráveis, mais pesquisas são necessárias para que as propriedades benéficas do cacau sejam compreendidas. A maioria dos estudos que analisa esse tópico usa chocolate amargo sem açúcar em suas pesquisas, sendo que a maior parte do chocolate disponível no mercado tem açúcar e gordura adicionados à sua fórmula. Também é desconhecida a dosagem de cacau que seria necessária para trazer melhoras à saúde da pessoa.

PORQUE OVO DE PÁSCOA DE CHOCOLATE?


       



… O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã. O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data.
A tradição de presentear com ovos - de verdade mesmo - é muito, muito antiga. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes de era cristã já se trocavamovos pintados com motivos de natureza - lá eles têm até nome, pêssanka - em celebração à chegada da primavera.

Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a estação do ano. Para deixá-los coloridos, cozinhavam-os com beterrabas.
Mas os ovos não eram para ser comidos. Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida. A tradição de homenagear essa estação do ano continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa.
Eles celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.
Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus - o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.
Na Inglaterra do século X, os ovos ficaram ainda mais sofisticados. O rei Eduardo I (900-924) costumava presentear a realeza e seus súditos com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas na Páscoa. Não é difícil imaginar por que esse hábito não teve muito futuro.
                                        

Foram necessários mais 800 anos para que, no século XVIII, confeiteiros franceses tivessem a idéia de fazer os ovos com chocolate - iguaria que aparecera apenas dois séculos antes na Europa, vinda da então recém-descoberta América. Surgido por volta de 1500 a.C., na região do golfo do México, o chocolate era considerado sagrado pelas civilizações Maia e Asteca. A imagem do coelho apareceu na mesma época, associada à criação por causa de sua grande prole.

HISTÓRIA

A primeira Páscoa aconteceu lá no Antigo Testamento (Êxodo 12), quando Deus mandou Moisés tirar o seu povo do Egito, pois estavam lá como escravos, e Deus queria que eles voltassem a ser livres. 

Antes do povo hebreu partir, cada família deveria preparar em casa a última refeição antes da longa viagem que fariam pelo deserto.Prepararam um cordeiro assado, pães ázimos (sem fermento, para lembrar que saíram com pressa do Egito) e ervas amargas (para lembrar do sofrimento do povo no deserto, rumo à Terra Prometida). Todas as casas deveriam passar o sangue do cordeiro nos umbrais das portas, como sinal da submissão a Deus e também para preservar a vida. Esta Páscoa, para os hebreus, representou um tempo de esperança e libertação, a passagem pelo deserto para chegar em um lugar preparado por Deus, muito melhor de se viver.Essa tradição foi mantida pelo povo de Deus ao longo dos anos e das gerações. O ritual era repetido para lembrar que Deus libertou e caminhou com o povo de Israel. E Deus caminha até hoje conosco, que somos também seu povo.E Deus deseja nos libertar mais uma vez. Deseja se relacionar conosco e nos amar. Como prova desse amor, Deus mandou seu Filho Jesus para nos salvar e dar vida eterna. Antes da sua morte, Jesus celebrou a última Páscoa com seus discípulos (Lucas 22.7-20), instituindo a Santa Ceia - que é celebrada por nós até hoje. Naquele momento, Jesus estava dizendo que se entregaria em nosso lugar, para que vivêssemos com Ele. Cristo morreu em nosso lugar, na cruz, nos libertando do nosso pecado.Mas depois de três dias, Jesus ressuscitou! Assim como a lagarta no casulo se transforma em uma linda borboleta, Jesus deixou o túmulo e voltou a viver. Ele foi para junto do Pai, mas deixou conosco o consolador e animador, o Espírito Santo.E hoje o nosso desafio, cristãos, é continuar anunciando a vida plena que Jesus pode dar. Essa é a história do Deus que ama seu povo e deseja andar sempre com ele. Deus ama você e sua família e deseja transformar sua história, trazendo-lhe vida abundante!Para nós, cristãos, a Páscoa é a festa que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Para os judeus, os descendentes dos hebreus, a Páscoa é a festa que comemora a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos. Embora sejam acontecimentos diferentes, tanto a Páscoa cristã como a judaica têm o mesmo sentido: a libertação.